Saturday, April 25, 1998

Engenheiros Industriais de Portugal Uni-vos - Parte II/V

De acordo com a listagem dos Doutorados no Sistema Científico e Tecnológico Nacional em 1995, publicada pelo Observatório das Ciências e das Tecnologias, doutorados em engenharia de minas são 29 (dá uma média de 2 por subdomínio). Aliás, o número de engenheiros de minas inscritos na Ordem é igualmente avassalador (472). Metalúrgicos há 24 (afinal há mais de minas, estes não chegam a 2 por subdomínio). Pela importância destes dois domínios no Sistema Científico e Tecnológico Nacional, deve-se, talvez, poder concluir que se trata de áreas de grande expansão futura, na qual se espera que nosso país venha a deter um número elevado de competências. Se já se estiver a investir nessa direcção, pode-se ter uma ideia do rumo que está a levar o nosso dinheiro (e o da União Europeia). Mas isso é outra história.

Contam-se 71 doutorados em engenharia de materiais, o que realmente justifica (!?) o estatuto igual à química (95 doutorados), mecânica (186), civil (245), minas (já se viu) e electrotecnia (304). Informáticos há 89 (mas deve haver mais espalhados pelas subcategorias da electrotecnia - já contados). A naval, já se esquecia, tem 2 doutorados para os 4 subdomínios.

Em biotecnologia são 58. Na geográfica: 4; nuclear: 1; sanitária: 15; sistemas: 9 (muita gente conhecida); aeronáutica: 8; automóvel: 0; do material ferroviário: 0; e 13 outros que não se identificam com os domínios listados (claro que o autor só podia estar aqui. Então onde é que havia de ser?). Curiosamente o tal domínio da engenharia, metrologia e segurança industriais não tem ninguém. Já se lá volta.

Comparando com os números citados pelo Observatório para a proposta dos Colégios e Conselhos, a maior discrepância é no total dos químicos e biotecnólogos. Contaram-se 153 contra um total do Observatório de 242. Mas este também reconhece que o total de 5469 doutorados “é superior ao efectivo de doutorados no sistema (4605)” - então porque não foi usado este número? -, “dado existirem doutorados a exercer funções em várias instiuições em diferentes domínios”. Mas isso, também, já se sabia (e se calhar em exclusividade em todas elas).

Na contagem feita na publicação Doutorados no Sistema Científico e Tecnológico Nacional em 1995, também se encontraram alguns nomes duplicados, mas não muitos.

O domínio da engenharia, metrologia e segurança industriais não tem doutorados, mas, também, não se percebe bem o que é (a língua portuguesa tem destas coisas). Será este o domínio da Engenharia Industrial, metrologia industrial e segurança industrial? Parece que ainda ninguém entendeu assim. Também não admira, dada a diferença de âmbito das três áreas. Talvez se refira, então, só à metrologia e à segurança industriais. Mas, nesse caso, o que faz a “engenharia” no início? Mistério. Vai ter que se pedir o esclarecimento ao Observatório.

No comments: