Thursday, April 24, 2008

O Aleijadinho

António Francisco Lisboa, escultor, entalhador, desenhista e arquitecto Brasileiro, é mais conhecido como Aleijadinho, mas não é dele, nem da sua obra que se vai falar. É que, a propósito de se ter escrito, noutro local, que temos «um Governo que quer vestir, às suas universidades e politécnicos, um fato único, só com dois tamanhos.» recordou-se uma história antiga, de um outro fato.

Um sujeito, casado com mulher que repara em tudo, mandou fazer um fato novo a um alfaiate remendão. Ao chegar a casa, a mulher reclama do tamanho das mangas do casaco. Volta o homem ao alfaiate, que lhe diz ser aquele o tamanho ideal para, quando dobrar os braços, não ficar com as mangas curtas de mais.

Dobrando os braços, regressa a casa, onde a mulher reclama do comprimento das calças. Novamente no alfaiate, este mostra-lhe como, ao dobrar as pernas, as calças não ficam nada compridas.

Dobrando ora um braço, ora uma perna, o homem volta a casa, mas a mulher queixa-se das costas do casaco. Mais uma vez no alfaiate, este desculpa-se mostrando-lhe como o casaco acompanha bem o movimento das costas, quando o sujeito se dobra.

No regresso a casa, o homem vai dobrando os braços, as pernas e as costas. Ao vê-lo passar, não falta quem se admire e exclame: «Olha aquele aleijadinho com um fato que lhe assenta tão bem!»

O aleijadinho é o ensino superior. O fato é o rjies. Quem pagou o fato e paga as idas e vindas ao alfaiate (que toda a gente sabe quem é) é o Zé Povinho. Esta é a anedota a que se vem assistindo. E não há quem ponha um fim nisto e acabe com esta confusão.

Thursday, April 03, 2008

Missão da Universidade (1988)

1 – As universidades são centros de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integram na vida da sociedade.
2 – São fins das universidades:
a) A formação humana, cultural, científica e técnica;
b) A realização de investigação fundamental e aplicada;
c) A prestação de serviços à comunidade, numa perspectiva de valorização recíproca;
d) O intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e estrangeiras;
e) A contribuição, no seu âmbito de actividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de expressão oficial portuguesa e os países europeus.
3 – Às universidades compete a concessão de graus e títulos académicos e honoríficos, de outros certificados e diplomas, bem como a concessão de equivalência e o reconhecimento de graus e habilitações académicos.

LEI nº 108/88. (88-09-24)

Tuesday, April 01, 2008

Mobilização Virtual

Como pequena contribuição para a transparência do Processo de Revisão Estatutária em Curso (PREC) gostaria de registar, para memória futura, a composição das assembleias estatutárias de todas as instituições de ensino superior de Portugal. Caso essas comissões disponham de alguma presença na Web, seria útil conhecer, também, o correspondente endereço.

A título de exemplo, podem ser consultados os dados da UNL, nesta página:

Estatutos da Universidade Nova de Lisboa

sob o subtítulo «Assembleia Estatutária».

Dada a dimensão ciclópica da tarefa, só com a boa vontade de todos poderá ser concretizada.

A lista das instituições já está elaborada e disponível em:

Estatutos.

1) Se o nome da instituição para a qual pode fornecer os dados pretendidos se encontra a vermelho, isso significa que a respectiva página ainda não foi criada. Pode fazê-lo, nela inserindo a informação pedida, de modo a ficar com uma apresentação semelhante à do exemplo dado acima para a UNL.

2) Se o nome da instituição está a azul, abra essa ligação e verifique se a informação pedida já está disponível. Se estiver, muito se agradece o interesse demonstrado. Se não estiver, pode inserir, nessa página, a informação pedida, de modo a ficar com uma apresentação semelhante à do exemplo dado acima para a UNL.

A informação pedida é, portanto:

a) composição da assembleia estatutária;

b) endereço da assembleia estatutária na Web.

Se não está familiarizado(a) com o funcionamento dum wiki, pode abrir esta página:

Universidade Portuguesa

e seguir o

«Tutorial da Wikia em Português».

Se não estiver inclinado para ter tanto trabalho por uma causa de tão pouca importância, pode:

a) deixar a informação num comentário a este texto;

b) enviar a informação para o meu endereço de correio-e.

Muito obrigado pela sua colaboração.