Friday, March 02, 2007

Universidade do Futuro - 3. O Reacendimento

Recebido com todo o carinho, em casa do Jorge e da Alda, inteirei-me do projecto da Casa do Futuro, em que aquele estava envolvido. A 30 de Outubro de 2006, no âmbito de uma mensagem, sobre outro assunto, referia ao Jorge estar «a trabalhar num projecto sobre A universidade do futuro em Portugal e do passado noutros países». Remetia-o para «as primeiras contribuições para o tema nos endereços» dos «blogs», Por Educar e O Rigor no seu Melhor, já existentes, nessa data.

Pouco tempo depois, a 13 de Dezembro, ao relatar-me o que se tinha passado entre um grupo de colegas, a Patrícia, minha aluna no semestre anterior e co-autora do primeiro «blog» que criei e geri (Logística 2006), referiu-me o projecto da Fábrica do Futuro. Teria sido o Marco, da mesma turma e «blog», que teria sugerido aos colegas organizarem-se para contribuírem, nas diferentes áreas de conhecimento de Engenharia Industrial, para o projecto de uma unidade de produção que integrasse as melhores práticas, estudadas em diferentes disciplinas. Esse seria um projecto integrador e a resultante da interacção entre todos os participantes.

Desta duas ideias para a Universidade do Futuro, foi um pequeno salto dado logo a seguir, quando a 15 de Dezembro a registei no «blog» The Project File. Porque não pensar nessa universidade com a mesma diligência que estava a ser dedicada à Casa do Futuro, no âmbito de um esforço colectivo semelhante, com as vantagens da proposta da Fábrica do Futuro?

O projecto da Universidade do Futuro estava longe de poder resultar do esforço individual, não havendo a disciplina e persistência indispensáveis para o levar a cabo. Sobrava a iniciativa, alguma capacidade de mobilização e a convicção da ideia ser suficientemente aliciadora para congregar outros interessados. Um pouco de especialização e divisão do trabalho podem ir bastante longe. Grandes empreendimentos são assim concretizados. Tão próxima, menos espectacular, mas de incalculável impacto, a Universidade do Futuro aí estava, novamente, ao alcance da palavra.

No comments: