Saturday, March 03, 2007

Universidade do Futuro - 2. Um Novo Paradigma

Conheci, como aluno e docente, duas universidades Norte Americanas. Delas usufruí de enormes benefícios, pessoais e profissionais, que haviam de perdurar para sempre. Visitei, com alguma demora, outras, nesse e noutros países. Por comparação, a excelência das universidades dos EUA, sempre ficou muito à frente de todas as restantes. Em relação a Portugal, a diferença é esmagadora.

No Verão de 2006, artigos publicados na imprensa (A e B) destacavam a diferença, para melhor, entre as Universidades Americanas e as Europeias. Confirmava-se, assim, uma opção que fizera, mais de trinta anos antes, entre dois sistemas de ensino universitário. Perante a possibilidade de escolher, tinha dado preferência ao que acreditava ser o melhor. As notícias de agora eram de que essa situação se mantinha, com o fosso da diferença a alargar-se, mesmo em relação ao que de melhor se faz na Europa.

Era altura de conhecer um pouco melhor a estrutura desse sistema, populado pelas melhores universidades públicas. Procurei algo que pudesse ser comparável a Portugal, em extensão geográfica e/ou população. Debrucei-me sobre o Sistema Universitário da Geórgia, o ensino superior no Estado do Ohio, a University of North Carolina e, porque com ele convivera, o Sistema da Texas A&M University.

A informação era de muito interesse e levou-me a procurar mais. Entre as melhores universidades públicas, no meu domínio das Engenharias, encontrei a University of California, Berkeley; a University of Michigan, Ann Arbor; e a University of Washington.

Faltava ir ao nível do departamento. Procurei os melhores em Engenharia Industrial, como exemplo, por ser a minha área. Consistentemente melhor é a H. Milton Stewart School of Industrial and Systems Engineering do Georgia Institute of Technology, seguida do departamento de Engenharia Industrial da Purdue University e do de Industrial and Operations Engineering da University of Michigan, Ann Arbor. A sobreposição de ocorrências era auspiciosa e animadora.

Está tudo lá. Mais do que nunca, a informação está disponível, agora apenas à distância de algumas selecções com o cursor na Web. Só é preciso «traduzir».

No comments: