Thursday, March 01, 2007

Universidade do Futuro - 4. O Outono do Meu Descontentamento

Uma análise de alguns indicadores recolhidos de universidades Portuguesas e estrangeiras, lançava alguma luz sobre o desnorte de uma administração.

A comparação do calendário de acesso ao ensino superior numa universidade Portuguesa e na University of California, Berkeley (uma das dez melhores) evidenciava a forma como uma organização diferente produz resultados tão diversos.

Até a forma como as administrações conduzem os concursos, provas públicas e recrutam os seus colaboradores, mesmo para os mais altos cargos, não deixa qualquer dúvida quanto ao facto de se ter «um sistema de governo das instituições que está nitidamente esgotado e que, em muitos casos, não tem gerado nem a abertura, nem a liderança, nem a gestão adequadas».

Foi o próprio Primeiro-Ministro a afirmá-lo. Ao fim de quase dois anos à frente do Governo, tem obrigação de falar com conhecimento de causa.

Tudo isto a custos exorbitantes para as posses da generalidade dos Portugueses (O Barato Sai Caro e Certificação do Sistema de garantia da Qualidade do Governo, Já! Porquê?).

No comments: