Tuesday, October 31, 2006

Contraponto de Bach

Um Bacharelato em Engenharia e Gestão Industrial

Virgílio A. P. Machado
1999/12/05

A organização de um Bacharelato em Engenharia Industrial pode ter uma estrutura semelhante à de qualquer outro Bacaharelato em Engenharia. Um Bacharelato em Gestão ... é um Bacharelato em Gestão. Já a organização de um Bacharelato em Engenharia e Gestão Industrial oferece mais dificuldades.

Num bacharelato que se pretende ser em Engenharia, quer-se, também, introduzir uma componente significativa de Gestão. Como o número de anos lectivos e a escolaridade semanal de um Bacharelato têm valores finitos, para nele se incluirem disciplinas de Gestão, algumas outras vão ter que ficar de fora. Para os alunos aprenderem algumas matérias de Gestão, vão ter que deixar de aprender algumas outras.

Mas o que faz um Bacharelato é a sua duração em anos lectivos e, consequentemente, o grau de profundidade e desenvolvimento com que os assuntos são tratados ou, se se preferir, a maneira como as matérias são abordadas. Por isso parece ser possível organizar um plano de estudos a que se possa chamar Bacharelato em Engenharia e Gestão Industrial.

Só que não será, nem pode ser, um Bacharelato em Engenharia Industrial nem um Bacharelato em Gestão, nem a soma dos dois. Será, por outro lado, um Bacharelato que, para além de uma ou outra matéria comum às duas formações, combina algumas disciplinas de Engenharia Industrial e outras de Gestão.

Essas disciplinas serão aquelas que se pensa melhor corresponderem às necessidades de formação dos alunos. Serão tratadas com a profundidade e desenvolvimento que o tempo e a formação que for sendo adquirida pelos alunos permitirem.

Portanto, o Bacharelato em Engenharia e Gestão Industrial lá possível é, mas mais importante é responder à questão: Existe mercado para jovens com esta formação? Corresponde a uma necessidade dos empregadores? Os Bacharéis em Engenharia e Gestão Industrial encontrarão emprego (de preferência com facilidade e nas suas áreas de formação)? Várias maneiras de perguntar, mais ou menos, a mesma coisa.

A resposta parece ser afirmativa. Parece ser de utilidade para um grande número de empresas e outras organizações poderem dispôr de jovens que, para além de uma formação mínima em Engenharia Industrial, disponham de alguns conhecimentos em algumas áreas da Gestão.

A escolha das disciplinas, de ambas as áreas, a incluir no plano do curso poderá ser feita de acordo com as necessidades de formação dos alunos e dos empregadores. Alternativamente, essa escolha poderá ser feita por opção dos alunos, de entre um leque de disciplinas. Neste caso, cada bacharel colocar-se-á no mercado de trabalho com a sua formação específica, a somar a todas as suas outras características.

O que a escolha das disciplinas do plano de estudos terá sempre que ter em conta são os recursos disponíveis. Entre estes contam-se os docentes que, ou existem na instituição, ou terão que ser contratados.

Fonte: Fórum IPEI

No comments: