To: "Director"
From: "Virgilio A. P. Machado"
Subject: Re: [geral] Relatório de auto-avaliação
Bcc: geral@***
Bravo! Aos 30 anos, a *** consegue levar a cabo uma auto avaliação digna desse nome. Estamos todos de parabéns.
O relatório está elaborado num Inglês perfeito, que qualquer Português entende. Os avaliadores apresentam credenciais exemplares. Quatro são de uma das 200 melhores universidades do Mundo e dois de uma das 20 melhores. Quatro são professores e dois doutores. Todos têm nomes estrangeiros. Preferiram dar o título «report of an evaluation» (capa) ao documento que foi enviado como «Relatório de auto-avaliação» a 23 de Junho p.p. o que demonstra bem a actualidade da fábula do sapateiro e da chinela. Bem feito!
É com muito orgulho que se verifica que se tratou de uma avaliação exaustiva em que:
«We did not investigate, for want of time» p. 4
«The Evaluation team had the opportunity to devote only a small amount of time» p. 19
«We were unable to spend very much of our time» p. 19
«The reviewer did not have time» p. 25
«There has been rather little time» p.28
«Unfortunately very little time» p. 32
Mas houve «time» para almoço na sexta, 30 de Março, e segunda, 2 de Abril, no c@mpus.come e jantar, «em Lisboa», também na sexta, 30 de Março. Ah! A qualidade da arte de bem receber, convidando, também, os Presidentes do Instituto Português da Qualidade (IPQ), Instituto Português de Acreditação (IPAC), da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) e, até, da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). Bem feito!
É de saudar o facto, inédito, do relatório ter sido enviado a todos os alunos da *** e a todos os ex-alunos com endereço de e-correio conhecido. Os ex-alunos de Engenharia Industrial e os alunos que já tiveram alguma formação em Qualidade, ficaram, particularmente, bem impressionados com o relatório. Nunca tinham visto uma auto-avaliação assim. Andaram eles a «queimar as pestanas» e, afinal, é assim que se faz uma auto-avaliação. Bem feito!
Elaborado em estreita colaboração com os cinco doutores em Qualidade da ***, todos formados a expensas do erário público e dos próprios (se for preciso uma ajudinha para calcular quanto custaram é só dizer), o relatório é um incontornável atestado à competência desses professores, cujos conhecimentos assim frutificam, em benefício da instituição a quem devem o que são hoje. Bem feito!
O profundo conhecimento da ***, permitiu, aos relatores fazer toda uma panóplia de observações e recomendações verdadeiramente inovadoras e revolucionárias, muito para além das que estão ao alcance de qualquer docente da dita, como estas, por exemplo:
«the student voice on these bodies is delivered by activists and enthusiasts who are not typical of the bulk of student body which is itself thereby disenfranchised.» p. 4
«this is true of the junior staff too who feel marginalized in decisions of substance although nominally participants.» p. 4
«there was resort to rather conventional means of teaching without anywhere near as much attention to student learning.» p. 8
«staff offering more individual support to students in the form of small tutorial groups and pastoral care.» p. 8-9
«Importantly external constraints cannot be used as an excuse to do nothing.» p. 10
«A group of happy, able, independent, well educated and well motivated students will lead to many benefits, including a reduced workload on staff, better results from research related projects, a high reputation for the Faculty and better statistical indicators (such as grades, failure rates, time to graduation).» p. 11
«We would like to suggest some form of organized induction for new students.» p. 12
«Students can be encouraged to keep a log book in which they can reflect and record what they have learned and achieved as they progress. Once acquired, this habit of keeping a professional diary will be useful to them for ever.» p. 12
«The use of visiting speakers (preferably alumni), research presentations and case studies are particularly effective in maintaining motivation.» p. 13
«Students need regular feedback to enable them to assess their progression and take control of their own learning. Much of this can be provided from marked assessments.» p. 14
«We understand that students have a right, which many exercise, to see their marked scripts. Again, we would encourage them to do so.» p. 14
«We also feel that the absence of any external validation of course level, performance level or curriculum content is a real weakness and one that will increasingly be challenged by students and employers.» p. 17
«the curriculum and the manner of its delivery does not seem as though it has been designed to enable student learning but rather to enable staff teaching.» p. 17
« there may be a role for Department Advisory Committees with external representation.» p. 19. Bem feito!
Foi um prazer.
Atenciosamente,
Virgílio A. P. Machado
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