No Sistema da Qualidade, assume especial relevância o Subsistema de qualificação: «o subsistema do SPQ que enquadra as actividades da acreditação (reconhecimento de competências) e da certificação (avaliação da conformidade), no âmbito do SPQ».
A acreditação é o procedimento através do qual o organismo nacional de acreditação reconhece, formalmente, que uma entidade é competente para efectuar actividades específicas.
A certificação de uma organização, consiste no reconhecimento formal por um Organismo de Certificação, entidade externa independente e acreditada, de que essa organização dispõe de um sistema de gestão implementado que cumpre as Normas aplicáveis, dando lugar à emissão de um certificado.
A Acreditação e a Certificação de Sistemas de Gestão são actividades que se diferenciam quer quanto aos objectivos quer quanto aos respectivos referenciais.
De uma forma ainda mais resumida:
- a acreditação é o reconhecimento da competência técnica para exercer as actividades de avaliação da conformidade.
- a certificação de sistemas de gestão (mas também de produtos, de pessoas) é uma das actividades de avaliação da conformidade.
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