Tuesday, December 12, 2006

G10. Acreditação e Certificação

No Sistema da Qualidade, assume especial relevância o Subsistema de qualificação: «o subsistema do SPQ que enquadra as actividades da acreditação (reconhecimento de competências) e da certificação (avaliação da conformidade), no âmbito do SPQ».

A acreditação é o procedimento através do qual o organismo nacional de acreditação reconhece, formalmente, que uma entidade é competente para efectuar actividades específicas.

A certificação de uma organização, consiste no reconhecimento formal por um Organismo de Certificação, entidade externa independente e acreditada, de que essa organização dispõe de um sistema de gestão implementado que cumpre as Normas aplicáveis, dando lugar à emissão de um certificado.

A Acreditação e a Certificação de Sistemas de Gestão são actividades que se diferenciam quer quanto aos objectivos quer quanto aos respectivos referenciais.

De uma forma ainda mais resumida:

- a acreditação é o reconhecimento da competência técnica para exercer as actividades de avaliação da conformidade.

- a certificação de sistemas de gestão (mas também de produtos, de pessoas) é uma das actividades de avaliação da conformidade.

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