Friday, December 01, 2006

Folclore para a Comunicação Social Ver

M. A. T. A. – Movimento Anti «Tradição Académica»

Date: Thu, 12 Oct 2006 16:08:11
To: mata.info at gmail.com
From: "Virgilio A. P. Machado"
Subject: Horizonte

Tem sido tão difícil que nem o contacto pode estar bem à vista nas páginas?

Gostaria de saber é se há algum interesse em saber e divulgar, nomeadamente nestas páginas, o que se passa no resto do Mundo sobre o problema das praxes.

Atenciosamente,

(Nome e contactos)


Resposta, até à data: Nenhuma



Antípodas - Movimento Anti-praxe

(correio-e) wrote:
This form powered by http://www.response-o-matic.com
---------------------------------------------------------------------
(email)
nome = Virgílio A. P. Machado
(faculdade, telefone)
comentários = O curso e ano ficaram sem resposta por não se aplicarem. A intenção é só terem contactos com alunos?
Independentemente da resposta, o que queria saber é se há algum interesse em saber e divulgar, nomeadamente nestas páginas, o que se passa no resto do Mundo sobre o problema das praxes.
--
Date/Time: 2006-10-12 07:55:03 PDT
(Sender IP) | Referrer: http://antipodas.planetaclix.pt/form.htm


Date: Mon, 16 Oct 2006 23:10:02
From: Antípodas
To: (correio-e)
Subject: Re: Resposta ao formulário (correio-e)

Embora sejamos essencialmente um movimento de jovens universitários estamos abertos à participação de todas as pessoas que partilharem dos nossos ideiais.
Quanto às praxes no resto do mundo, temos feito um trabalho de pesquisa mas não é fácil encontrar informação sobre isso. O que descobrimos é que a praxe universitária tal como a conhecemos é um fenómeno português e que a quase totalidade das universidades europeias não têm qualquer tipo de praxe. No entanto, os mecanismos de dominação são sempre os mesmos e encontramos situações que se assemelham à praxe universitária nas praxes da polícia, do exército ou das repúblicas de estudantes.
Não sei se respondi à sua dúvida mas estamos aqui para prestar qualquer esclarecimento.

Pelos Antípodas
(Nome Nome)


Date: Tue, 17 Oct 2006 00:55:40
To: Antípodas
From: "Virgilio A. P. Machado"
Subject: Re: Resposta ao formulário (correio-e)

(Nome) e colegas Antípodas,

At 23:10 2006/10/16, you wrote:
>Embora sejamos essencialmente um movimento de jovens universitários estamos abertos à participação de todas as pessoas que partilharem dos nossos ideiais.

Muito agradecido.

>Quanto às praxes no resto do mundo, temos feito um trabalho de pesquisa mas não é fácil encontrar informação sobre isso. O que descobrimos é que a praxe universitária tal como a conhecemos é um fenómeno português e que a quase totalidade das universidades europeias não têm qualquer tipo de praxe. No entanto, os mecanismos de dominação são sempre os mesmos e encontramos situações que se assemelham à praxe universitária nas praxes da polícia, do exército ou das repúblicas de estudantes.

Sugestão: abram o Google e pesquisem «Hazing» (em Inglês, claro). Comecem por ver o artigo (em Inglês) na Wikipedia e depois entretenham-se com algumas das quase dois milhões e meio de referências.

Na Wikipedia, peçam a versão em Português e vão ficar a saber que, no Brasil, o que nós chamamos praxe, eles designam por «trote».

Não sei se ajudei a preencher algumas lacunas nos vossos conhecimentos sobre a praxe, mas se precisarem de mais qualquer coisinha, disponham sempre.

Quero é que fiquem cientes de uma coisa: vcs. têm muito mais argumentos do que estão a utilizar e podem ter muito mais ajudas, se as souberem procurar. A exemplo de muitos outros países, incluindo Europeus, a praxe pode também «cair em desgraça» em Portugal. Mal ficaria com a minha consciência se não vos alertasse para tal.

Atenciosamente,

(Nome e contactos)


Resultado, até à data: Nenhum

No comments: