… as Universidade continuaram, por um fenómeno de inércia institucional, a «produzir» licenciados que correspondem a exigências em vias de declínio e, por outro lado, não preparam os investigadores e especialistas de que a vida moderna carece de maneira rapidamente progressiva. (p. 437).
… certas Universidade tiveram e têm extrema dificuldade em corresponder ás necessidades e aos estímulos que lhes vêm do exterior e, em razão disso, muitas delas separaram-se da vida social que as circunda. Um exemplo é o das Faculdades de …, que recebem os estudantes que as procuram, formando um certo número de …, sem que elas mesmas tenham conhecimento das necessidades … nacionais.
As Faculdades de … ignoram (e a responsabilidade não lhes cabe, mas ao sistema em que estão envolvidas) as necessidades reais do país, por exemplo em …, em …, em …, etc. Estão sujeitas, como aliás as outras, a um certo mecanismo de oferta e procura, mas sem nenhum processo de ajustamento às exigências positivas da … enquanto serviço social. Parece, portanto, e para só falar deste ponto, que deveria ser estabelecida, numa futura reforma, a ligação orgânica, intrínseca, entre as instituições que têm por fim formar … e as instituições que os utilizam – como a …, a … e a …
Outro aspecto da questão é o seguinte: sabemos hoje que o curso ministrado por estas Faculdades não é bastante para que o licenciado possa desempenhar todas as funções que a … moderna reclama. O curso …, como já se tem dito, deve ser considerado apenas como uma introdução à vida profissional e, de forma nenhuma, como o princípio e o fim da preparação para a vida [profissional]. É útil chamar atenção para a expressão corrente «formado». Este termo, «formado», como sinónimo de completo, de pronto para a actividade [profissional], é uma sobrevivência do passado.
Na verdade, o …, ao concluir o curso, não está formado, está apenas licenciado. Hoje, as Faculdades de … devem prolongar o seu ensino e a prática [profissional] para além dos anos escolares, nos chamados cursos pós-graduados, que constituem a primeira fase de uma educação … permanente. … os cursos pós-graduados têm outras funções – porventura mais importantes do que o aperfeiçoamento profissional: preparam especialistas de diferentes ramos e fornecem a preparação para os graus académicos mais elevados … em que a competência científica e técnica seja consagrada por um grau supra-escolar.
… relembre-se que em 1962 se reuniu na capital, com grande afluência de participantes e larga repercussão, o Congresso do Ensino de …, onde vozes particularmente autorizadas fizeram ressaltar com clareza o desacordo existente entre, de um lado, as concepções e os esquemas universitários de referido ensino, e, do outro, as condições do exercício das profissões de … e as exigências do desenvolvimento nacional. No entanto, nenhuma alteração foi até agora [1969] introduzida nos cursos … (p. 437 - 439).