Monday, April 23, 2007

Actualidades II.39. Reformas Importantes e Honradas.

… Nenhum processo que implique a coordenação dos programas em cada «ano curricular» e no conjunto dos sucessivos «anos» de cada curso, se encontra obrigatoriamente estabelecido ou é habitualmente praticado. (p. 458).

… julgamos que a situação … nas Universidades portuguesas … deverá ser enfrentada pondo em prática duas ordens de medidas, umas imediatas, outras a prazo. Mas aquelas sem estas seriam estéreis, melhor dizendo: seriam contraproducentes, porque despertariam esperanças vãs.

O ponto essencial é a vontade de empreender reformas importantes e honradas. Importantes quer dizer que modernizem de facto o sistema português de ensino superior, segundo as necessidades de uma nação que não pode deixar de entrar no caminho da Cultura moderna e da Técnica, ou seja: na civilização … dos nossos dias. Honradas significa que procedam da firma e recta intenção de reconverter o sistema, melhorando significativamente o ensino universitário, e de forma nenhuma, do propósito de apenas introduzir alterações circunstanciais ou de mera oportunidade. (p. 463).