Thursday, April 12, 2007

Pior que Analfabeto é Aquele que Não Quer Ler

Nos EUA

For almost 60 years, there has been some type of nongovernmental coordinating agency for accreditation.

College Accreditation in the United States

School accreditation - Wikipedia


Council for Higher Education Accreditation (CHEA)

A national advocate and institutional voice for self-regulation of academic quality through accreditation, CHEA is an association of 3,000 degree-granting colleges and universities and recognizes 60 institutional and programmatic accrediting organizations.

Government Relations
Databases and Directories
Informing the Public About Accreditation
CHEA Rsearch and Publications
International Quality Review
About CHEA
Recognition
CHEA Award
Degree Mills and Accreditation Mills


No Brasil

As instituições federais e privadas e cursos académicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Programas municipais e estaduais e instituições são regulamentados pelo Conselho de Educação de cada estado.

O Brasil tem experiência considerável na avaliação de instituições e programas, incluindo: a avaliação ao nível da pós-graduação, que vem sendo executada, desde a década de 60, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), desenvolvido nos anos 90; desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem coordenado avaliações e regulamentos e executa funções de acreditação (garantia e certificação de qualidade) e avaliação (melhorias).

O SINAES encarrega-se das avaliações institucionais internas e externas, cursos de graduação e estudantes (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, ENADE). Além disso, o Brasil, Argentina, Chile e Colombia estão em constante desenvolvimento dos aspectos teóricos e metodológicos das práticas de acreditação e avaliação.

Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Em Portugal

Regime jurídico dos graus e diplomas do Ensino Superior (Decreto-Lei nº74/2006).

Agência de Avaliação e Acreditação para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior (Decreto-lei para consulta pública de 2007/02/01).

Novo regime jurídico da avaliação do Ensino Superior (proposta de lei de 2007/03/23).


Em relação aos restantes Países de Língua Portuguesa

Como já tem sido referido: agora não se pensa nisso.

No comments: