Friday, April 20, 2007

Actualidades II.42. Viabilidade da Reforma Universitária.

A experiência demonstra … que a realização de reformas universitárias profundas suscita grandes dificuldades e resistências. Parece-nos, pois, indispensável apontar … duas condições que julgamos necessário se congreguem para que a modernização e a ampliação do sistema universitário português possam ser lavadas a cabo com êxito.

Consiste a primeira na reforma do Ministério da Educação Nacional

Reside a segunda em que a reconversão do dispositivo universitário … terá que ser assumida e enquadrada por um verdadeiro programa de Governo, como parte integrante de uma política nacional de desenvolvimento, na qual o Poder Público esteja colectivamente empenhado. …

O futuro do sistema universitário português depende estreitamente de condições que lhe são exteriores. Tudo na sociedade se liga, entrelaça, encadeia e está suspenso de opções que transcendem sectores específicos de actividade. Mas as diversas estruturas constituem um todo e, por isso, as reformas, se por um lado dependem umas das outras, também por outro lado se dinamizam reciprocamente. … O que importa é desencadear, em pontos estratégicos – e a Universidade é um deles – acções que libertem as energias criadoras encarceradas nas estruturas envelhecidas. (p. 470 – 471).

Agosto de 1969