Sunday, August 26, 2007

A Posição - 6. A Mobilização do CRUP

Na véspera tinha sido posta a circular, pelos restantes membros do CRUP, a seguinte mensagem:

«De: Presidência Crup
Enviada: quarta-feira, 13 de Junho de 2007 19:12
Para:
Assunto: tomada de posição sobre RJIES

Caros Colegas

Encontra-se em circulação na Internet um texto promovido por alguns docentes da Universidade de Coimbra, que pode ser subscrito por qualquer membro docente da comunidade universitária portuguesa e cujo êxito (número e qualidade dos subscritores) pode contribuir para influenciar positivamente os deputados, no sentido de virem a incorporar no RJIES pelo menos algumas das sugestões do CRUP. Como tal, solicito se dignem divulgá-lo e promovê-lo na vossa Universidade.

Endereço de acesso e subscrição: www.uc.pt/tomadadeposicao

Cumprimentos amigos.»

Então não é que, diligentemente, primeiro por encargo do reitor, a 21 de Junho, e por um serviço da faculdade, logo no dia seguinte, a mensagem é divulgada por todos os docentes? Teria sido por encargo do mesmo reitor que a 19 de Janeiro, proferiu este discurso de tomada de posse? Ainda nem sequer passaram seis meses.

Muito depois das reacções imediatas, referidas acima, sairia no Público, a 22 de Junho, o artigo de opinião Saudades da universidade salazarista?, sobre a Tomada de Posição. Nesse artigo se pode ler: «O abaixo-assinado nasce de um (legítimo) lobby anti-reformista. É essencial que os defensores da tese oposta saiam do seu (legítimo) comodismo e se mobilizem também.»

No comments: