Saturday, May 05, 2007

Actualidades II.27. A Emergência Económica da «Classe dos Diplomados».

SOUSA, ALFREDO DE – A Evolução da Sociedade Portuguesa e a «Classe dos Diplomados», in «A Universidade na Vida Portuguesa», vol. 2, Lisboa, Gabinete de Investigações Sociais, 1969, p. 187 – 203.

Excertos:

Comparando-se as remunerações do pessoal técnico e directivo das indústrias portuguesas com as do pessoal similar dos países europeus avançados, verifica-se que elas lhes são equivalentes ou mesmo superiores, em termos de poder real de compra, enquanto as comparações dos salários dos operários portugueses revelam que estes são bastante inferiores … em relação aos operários desses países … (p. 191).

Verifica-se, pois, uma grande dispersão de remunerações, como aliás é típico dos países subdesenvolvidos. Uma minoria recebe altas remunerações; a maioria aufere remunerações muito baixas. (p. 191).

… a construção civil e a colocação e especulação fundiárias se oferecem como as únicas vias, ou pelo menos como as vias mais fáceis, de aplicação para as pequenas e médias poupanças; a alternativa mais corrente é a constituição da pequena empresa familiar de prestação de serviços (donde a proliferação, por vezes irracional, do micro-comércio) ou, mas supomos que menos habitualmente, o confiar as poupanças aos fundos de investimento … Há assim uma massa de poupanças cuja transformação em investimentos não pode orientar-se por critérios racionais (p. 192 – 193).

… O crescimento da indústria e o desenvolvimento concomitante não são, porém, espacialmente uniformes; localizam-se sobretudo à volta dos centros urbanos de Lisboa e do Porto (que tendem a constituir-se em pólos aglomerados complexos …) e manifestam-se ainda no eixo de desenvolvimento da linha costeira Setúbal – Viana. (p. 194).

… são estas oportunidades de lucros estimuladas por apoios públicos e permitidas pelas baixas remunerações operárias que … tornam possíveis as altas remunerações dos dirigentes das empresas e dos técnicos que as assistem. (p. 194).