… o incremento da população estudantil, na sociedade portuguesa, tem vindo a processar-se levando, para as Universidades, uma proporção crescente de indivíduos cujo «meio familiar» de proveniência é educacionalmente muito pobre. Simplesmente: o nível de instrução das famílias exerce influências, que podem hoje considerar-se bem comprovadas, sobre as aptidões dos seus filhos para o sucesso escolar, em todos os escalões do ensino. (p. 170).
… A redução (se é que redução há) do nível educacional médio das famílias donde os estudantes provêm, suscita, por conseguinte, um problema de desajustamento crescente entre a natureza da pedagogia que principalmente se pratica nas nossas Universidades e as características culturais originárias da respectiva população estudantil. (p. 173).
… a continuarem-se e conjugarem-se, no futuro, os três fenómenos … - pedagogia predominantemente «escolástica», elevação progressiva do indicador alunos/professor e aumento da proporção relativa dos alunos provenientes de famílias educacionalmente pobres - a eficiência interna do sistema universitário português não oferece perspectivas de melhorar, correndo, pelo contrário, o risco de prosseguir a sua anterior evolução declinante. (p. 173).