Thursday, May 03, 2007

Actualidades II.29. A Relação Com a Cidade.

… Se se estabelecer uma escala ascendente nos graus de ensino ver-se á … que essa concentração … deve existir … também por motivos que derivam da relação conveniente com a própria cidade. (p. 210).

… [n]a escola maternal … A sua instalação tem de apresentar-se forçosamente disseminada; não se pode construir um jardim-escola ou uma escola maternal, para toda a cidade. … a dependência do aluno em relação à sociedade é … total. A escola primária já representa um primeiro grau de independência em relação à posição na cidade: já se verifica nela uma certa autonomia do estudante e também uma certa participação, ainda que rudimentar, na vida da colectividade. No liceu, esta evolução acentua-se um pouco mais: o estabelecimento liceal está relativamente solto do contexto da cidade, não se encontra ligado a uma unidade imediata de vizinhança. Por fim, a universidade está praticamente isolada da relação imediata com a cidade; os «centros de estudo» relativamente avançados estão-no completamente (um «centro de pesquisas científicas» em Genebra, para a Europa toda, não depende em nada de Campo de Ourique …). Portanto, a independência está associada à concentração, razão que me parece importante aduzir. Quando se dispersam as escolas superiores, está-se a reduzi-las ao estatuto de escolas primárias … (p. 211).