… a Universidade procura que os seus alunos, antes de desenvolverem uma preparação especializada, adquiram uma sólida formação básica polivalente, mas unificada, pela qual se estruturará a mentalidade científica que frutificará na especialização ulterior.
O ritmo espantoso do progresso científico torna rapidamente desactualizados, e portanto inúteis, os conhecimentos hoje adquiridos, e as inovações sociais ascendentes criam necessidades novas para cuja satisfação se exige uma formação científica mais ampla e mais profunda. Assim, os que saem da Universidade para exercerem uma função diferenciada na sociedade hão-de lá voltar periodicamente, para se actualizarem, para aprofundarem os seus conhecimentos, para contactarem com domínios da ciência que não haviam cultivado na pré-graduação. (p. 43).
…
As características institucionais e a mentalidade da Universidade moderna, da Universidade nova, são, então, as de autonomia, participação, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, conexão íntima de investigação e ensino, educação permanente, formação do espírito científico e formação integral, abertura para os grandes problemas da região, da Nação e do Mundo. (p. 44).
Everything you wanted to know about higher education but were too bus(laz)y to search the Web
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