Friday, September 07, 2007

Actualidades III.15. O Ataque Pessoal

O Sr. Casal-Ribeiro: - …

… num Instituto vizinho desta Assembleia (aqui expressamente mencionado pelo ilustre Deputado avisante) existe, como membro do seu conselho director, um primeiro-assistente – elemento activíssimo da nossa oposição mais radical – que se serve da cátedra como um meio de transmitir aos seus alunos o vírus da subversão!

Parece, pois, evidente que, para além de reivindicações indiscutíveis e de inegável actualidade, há, à mistura, subversão e criminosa doutrinação política que visa o enfraquecimento da frente interna de um país em guerra – guerra que do exterior lhe foi imposta.

Pois, satisfaça-se a juventude. Dê-se-lhe aquilo a que têm direito. Mas castigue-se implacavelmente os que traem e misturam a Universidade com actividades terroristas e, portanto, antinacionais.

Castiguem-se sobretudo aqueles, alunos ou mestres, ou simples agitadores, que deturpam o verdadeiro sentido e orientação para os quais deve, de facto, caminhar a juventude, a quem nada se deve negar, mas levando-a a manter dentro do seu peito, quase sempre generoso, a portugalidade indispensável à continuidade da Pátria. (p. 270 – 271).

1 comment:

Alexandre Sousa said...

O povo, que somos nós todos, ao lerem estes relatos imaginam que isto é do tempo do Mapa Côr de Rosa.
Acho bem não deixar estas lembranças no caixote do lixo, é que nós todos fomos feitos assim e destas coisas.

1 abr