Problema de índole diferente, mas de importância não menor, que aguarda solução, é o da preparação e dos meios de trabalho. Nem o ensino, nem a investigação […] lograram ainda os recursos, as dotações em pessoal e material, a própria estruturação por vezes, que possam equiparar-se à grandeza e variedade das tarefas e sirvam de primeira garantia para o exemplar cumprimento do dever profissional.
Problema que não é apenas dos quadros docentes ou do superior de investigação – onde quer que exista … -, é-o também do pessoal técnico auxiliar e do próprio quadro administrativo.
…
A respeito de meios de trabalho, no ensino, como na investigação, já se tem afirmado que «a pobreza tradicional» (em sociedades também tradicionais) «é mau argumento relativo quando se trate de dotar o que é mais urgente». Ocorre a feliz réplica de certo cientista francês quando lhe regateavam verbas para a investigação científica, «por estar pobre a França»: «Exactamente porque está pobre é que precisa de gastar mais com a investigação», respondeu. A isto chama-se ter a visão larga e possuir o real sentido das responsabilidades frente ao futuro. … (p. 122 – 123).
Everything you wanted to know about higher education but were too bus(laz)y to search the Web
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