Thursday, December 20, 2007

Actualidades I.12. Desajustamentos

ALVES MARTINS, C. M. – Alguns Aspectos do Ensino em Portugal. In «A Universidade na Vida Portuguesa». Lisboa: Gabinete de Investigações Sociais, 1969. Vol. 1, p. 57-80.

Excertos:

Creio que outro problema importante que se põe hoje no nosso País em matéria de ensino para além do ensino obrigatório [seis anos] é o do reconhecimento da existência de um desajustamento entre as necessidades da procura, as matérias ensinadas e a formação recebida pelos alunos. Alguns críticos vão até mais longe – iria escrever, são mais precisos – afirmando que, pelo menos em alguns níveis – poder-se-ia dizer em muitos níveis – a preparação fornecida aos alunos é demasiada se tivermos em conta a grande maioria das funções desempenhadas e está muito longe de ser suficiente para o exercício de outras.

Estamos, assim, perante dois tipos de desajustamento entre a oferta do sistema de ensino e a procura do mercado, um de natureza quantitativa e outro de natureza qualitativa, fenómeno que é uma das consequências da nossa própria evolução social e económica e que exige uma permanente atenção por parte do sistema escolar às necessidades da procura, tanto em termos de número de jovens saídos como em termos da sua qualificação.

Não se ignora que as alterações de estrutura não devem nem podem ser frequentes. Mas há que começar a pensar entre nós que, se o sistema de ensino pretende satisfazer um dos fins para que foi criado, deverá passar a possuir, nomeadamente nos anos terminais com imediato acesso à população activa, mais facilidades de adaptação à realidade, sem o que dará origem a distorções e a uma enorme perda de recursos humanos e materiais. (p. 67).

No comments: