No actual estádio do nosso desenvolvimento económico e perante as necessidades reveladas pelo próprio mercado, julgo que a preocupação fundamental deverá ser a de, além de se contribuir para o aumento do nível cultural da população, estabelecerem-se medidas que tenham especial incidência em três aspectos:
a) maior qualificação da população activa;
b) formação de técnicos intermédios;
c) formação de científicos (note-se que não escrevi cientistas).
As medidas indicadas na secção anterior sob epígrafe «ensino obrigatório» constituem sem dúvida condição necessária para que o objectivo indicado na primeira alínea possa ser atingido a médio ou a longo prazo. Mas não são suficientes, e a afirmação é tanto mais evidente se tivermos em conta que há, neste pormenor, tarefas também a curto prazo que têm de ser executadas. Haverá, portanto, que adoptar medidas – algumas delas porventura estranhas ao próprio ensino escolar – principalmente tendentes à promoção das mobilidades horizontal e vertical da nossa população activa, tais como cursos de aprendizagem, de promoção profissional, de especialização, etc. (p. 67-68).
Everything you wanted to know about higher education but were too bus(laz)y to search the Web
Wednesday, December 19, 2007
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