Como deve ser considerado o ensino superior no âmbito duma estratégia global de desenvolvimento de recursos humanos ajustada à realidade portuguesa? É esta questão fundamental que se procurará seguidamente atender, sem, no entanto, pretendermos mais do que fornecer alguns elementos úteis de reflexão relativamente à questão posta.
Importa, antes do mais, recordar que em todo este texto se pretende relacionar educação com desenvolvimento económico e que, em consequência, se assume apenas uma perspectiva possível, e nem sempre necessariamente a mais significativa. Discussões em torno deste ponto têm sido frequentes, pelo que nos dispensamos de afirmar mais do que isto: os autores deste trabalho também não julgam que seja o único ou o mais importante critério a seguir na política educacional o serviço do desenvolvimento económico do País; formar homens [e mulheres] é, sem dúvida, mais do que fabricar factores produtivos. Mas valorizando devidamente esta verdade elementar (e talvez por isso mesmo), não negamos a justificação da perspectiva escolhida, desde que devidamente interpretada. (p. 87).
Everything you wanted to know about higher education but were too bus(laz)y to search the Web
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