Já seria alguma contribuição no sentido construtivo adiar-se para mais tarde a opção que se impõe hoje às crianças que acabam o 5.º ano dos liceus da escolha definitiva de uma carreira ou construir-se um regime de opções suficientemente limitado que desse depois maior leque de possibilidades de entrada no sistema universitário. Também merece todo o apoio a iniciativa de se informarem os alunos dos liceus acreca da natureza das diferentes carreiras universitárias, tantas vezes suas desconhecidas.
Mas estas medidas não me parecem suficientes, porquanto devem ser acompanhadas do estudo imediato das soluções a adoptar a médio prazo, entre as quais se inserem a reforma do ensino secundário, a re-estruturação dos ensinos médio e superior e a análise prospectiva permanente das necessidades de pessoal científico e técnico, quer reformulando, se necessário, as previsões do Projecto Regional do Mediterrâneo, quer elaborando estimativas, por grandes grupos de especialidades, das necessidades do País nos próximos 10 ou 15 anos. (p. 78).
Everything you wanted to know about higher education but were too bus(laz)y to search the Web
Monday, December 10, 2007
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