Postas perante o fenómeno da aceleração do progresso, as escolas de todos os níveis têm tentado ajustar-se mediante o alargamento dos programas, com inconvenientes graves, dos quais destacamos a condução do ensino com vista à informação e não à formação, a extensão exagerada dos programas, e a dispersão dos alunos por múltiplas disciplinas que não podem aprender, sendo obrigados a um esforço de memorização a curto prazo sem qualquer interesse. A presente geração é sem dúvida vítima da carência de ajustamento das concepções de educação, o que leva muitos dos alunos a perder, ou mesmo a nunca adquirir, a alegria de aprender.
É cada vez mais clara a necessidade de a educação escolar, ou de juventude como também é designada, se concentrar na tarefa de formação geral. Isto é, tem de radicar-se a concepção, há muito defendida pelos pedagogos, de que a escola deve «ensinar a aprender», deve moldar «cabeças bem feitas em vez de bem cheias». (p. 45).
Everything you wanted to know about higher education but were too bus(laz)y to search the Web
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