Wednesday, July 25, 2007

Q7. Grãos de Areia

Os meus grãos de areia não se fizeram esperar:

Date: 2003.07.01
To: João Vasconcelos Costa
From: Virgilio Machado
Subject: Re: Inquérito

Caro Prof. João Vasconcelos Costa,

Na sequência da minha mensagem de 28 de Maio de 2001, continuo a verificar que continua arredado das discussões o esquema 2 (Associate) + 2 (Bachelor) + 1 (Master) dos EUA. Este esquema não é incompatível com o 4+1 (ou até o 3+2) e tem, entre outras vantagens, a particularidade de adiar a escolha da especialidade ou até do curso. Por outro lado, em todos os casos se trata de durações teóricas que um número relativamente pequeno de alunos consegue cumprir. Tudo isto me parece ser, por certo, do seu conhecimento.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado


Logo, prontamente, devolvidos, para ficarem do meu lado:

Date: Wed, 2 Jul 2003
Subject: Re: Inquérito
To: Virgilio Machado
From: João Vasconcelos Costa

Caro Prof. Virgílio Machado,



Concordo consigo que o esquema 2+2+1 tem virtualidades, permitindo maior flexibilidade. Mas tenho dúvidas se as nossas universidades e politécnicos estão preparadas para assimilar facilmente a lógica deste esquema, que é muito distante da nossa e organizar o ensino nesses moldes. Como sabe, cada ciclo tem as suas características próprias e e articulações de continuidade variadas e flexíveis mas com lógica. Está a ver isso ser compreendido generalizadamente nas nossas universidades e posto em prática?

De qualquer forma, como diz, não é incompatível com o 4+1 permitido por Bolonha, desde que os dois primeiros anos não concedam grau (mas podem dar um diploma). Segundo Bolonha, o que fica excluído é haver dois graus de pré-graduação.

No inquérito que pretendi o mais claro possível, pareceu-me que não podia estar a pôr muitas variantes (como por exemplo os mestrados de doze meses, sem férias de verão, vulgares, como sabe, nos EUA e no RU). Por isso também excluí a duração do doutoramento, por não ter tanta relação com Bolonha, que era o que estava em causa.

Mas já agora, faço-lhe um convite: não quer escrever para a minha página um artigo, mesmo que pequeno, sobre o esquema americano? Seria muito bem-vindo.

Cumprimentos do

JVCosta