Tuesday, July 24, 2007

Q8. Realismo e Falsas Esperanças

Respondi com realismo, consciente das minhas limitações e na esperança de que outras vozes, com maior audiência, se pronunciassem. Fiz, então, uma primeira referência à questão da redução da escolaridade dos cursos de engenharia, de cinco para quatro anos, acima abordada:

Date: 2004.07.04
To: João Vasconcelos Costa
From: Virgilio Machado
Subject: Re: Inquérito

Caro Prof. João Vasconcelos Costa,



Agradeço-lhe muito a simpatia e diplomacia com que me «devolveu a bola», mas não tenho condições para aceitar. Não conheço o sistema americano, nem as suas tendências actuais, com rigor suficiente, para escrever sobre ele. Acredito haver muita informação disponível e outras pessoas, em Portugal, que sobre esse assunto poderiam escrever.

Aproveito, no entanto, para lhe manifestar uma outra questão, cuja resposta me continua a iludir. Foi nos meus tempos de estudante universitário, em que se entrava para a universidade com onze anos de escolaridade, que o meu curso de engenharia passou de seis para cinco anos. Ainda não percebi muito bem porque tem levado tanto tempo, desde que a escolaridade pré-universitária passou de onze para doze anos, a reduzir a duração dos cursos de engenharia de cinco para quatro anos.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado