Benefícios entre 50 e 60 por cento são suficientemente expressivos para não deverem ser ignorados. Com os cuidados que, entretanto, cada vez mais se estava a ter com a qualidade do ensino, parecia ser possível avançar, sem grande perigo de uma quebra significativa na formação dos licenciados. Repita-se que se considerava apenas a redução de um semestre ou no máximo de um ano no tempo efectivamente dedicado à obtenção da licenciatura.
Esta é a argumentação que não tinha apresentado, até hoje. Creio que isso não fez qualquer diferença. Quando tive conhecimento das Considerações, de Vasconcelos Costa, sobre a Posição do CRUP sobre a Declaração de Bolonha, de 26 Maio de 2001, a minha reacção foi enviar uma breve mensagem.
Date: 1991.05.28
To: jvcosta
From: (Virgilio Machado)
Subject: Posição do CRUP sobre Bolonha
Caro Prof. João Vasconcelos Costa,
Li com muito interesse e apreço o texto que escreveu sobre o assunto acima, …
De tudo o que li, o que mais me chamou a atenção foi a referência breve que fez ao esquema 2 (Associate) + 2 (Bachelor) + 1 (Master) dos EUA. Pese embora a atinguidade da Europa em matéria de Universidades, acho que o que está agora em causa é inovar e ser bem sucedido. O argumento de que "a maioria dos países Europeus faz assim" parece-me insuficiente.
As minhas desculpas pelo atrevimento de lhe enviar esta mensagem quase telegráfica, não solicitada, mas apreciei muito o seu interesse pelo tema.
Atenciosamente,
Virgílio Machado
Everything you wanted to know about higher education but were too bus(laz)y to search the Web
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